MOTOCROSS VAGOS

Informamos os nossos amigos que por motivos alheios á nossa Associação teremos de cancelar a utilização do espaço conhecido como Pista da Floresta. Desta forma e a partir de hoje o espaço encontra-se encerrado.
Agradecemos a todos o apoio e incentivos recebidos aos quais procuramos responder com a nossa dedicação e esforço em prol da modalidade.
Esperamos em breve poder reunir as condições necessárias para poder voltar a organizar eventos e assim prosseguir com uma tradição local fortemente enraizada.
Obrigado.

CLASSIFICAÇÃO ELITE

CLASSIFICAÇÃO ELITE

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO NACIONAL INICIADOS

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO NACIONAL INICIADOS

CLASSIFICAÇÃO PROMOÇÃO

CLASSIFICAÇÃO PROMOÇÃO

CLASSIFICAÇÃO MX 1 TROFÉU KAWASAKI

CLASSIFICAÇÃO MX 1 TROFÉU KAWASAKI

CLASSIFICAÇÃO CLASSE MX 2 TROFÉU KAWASAKI

CLASSIFICAÇÃO CLASSE MX 2 TROFÉU KAWASAKI

CLASSIFICAÇÃO CLASSE PRO

CLASSIFICAÇÃO CLASSE PRO

ALQUERUBIM DE VOLTA AO MOTOCROSS

ALQUERUBIM DE VOLTA AO MOTOCROSS

Os vencedores da prova de 29 Março

Os vencedores da prova de 29 Março

PÓDIO CLASSE INICIADOS

PÓDIO CLASSE INICIADOS

PÓDIO CLASSE ELITE

PÓDIO CLASSE ELITE

PÓDIO CLASSE PROMOÇÃO

PÓDIO CLASSE PROMOÇÃO

CLASSIFICAÇÃO FINAL CLASSE INICIADOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL CLASSE INICIADOS

CLASSIFICAÇÃO CLASSE ELITE

CLASSIFICAÇÃO CLASSE ELITE

CLASSIFICAÇÃO CLASSE PROMOÇÃO

CLASSIFICAÇÃO CLASSE PROMOÇÃO

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CALENDÁRIO PROVAS 2014

Após a publicação do calendário nacional pela federação informamos o nosso calendário de provas para este ano:
13 Abril 2014 - Prova Motocross MX Open

06 Julho 2014 - Prova do Campeonato Regional PentaControl

29 Setembro - Ainda a definir, Mx ou Resistência.

Este ano nas provas do Campeonato Regional PentaControl existe a classe Hobby onde poderão competir todos os pilotos que não federados. Desta forma todos podem participar neste evento alargando assim o nº de pilotos presentes.

Não temos provas desde Junho do ano passado, que saudade bom ambiente que se vive nas nossas provas. Bora lá que é já a seguir.
THE FINAL COUNTDOWN HAS BEGAN....

Classificação Iniciados

Classificação Iniciados

Classificação Promoção

Classificação Promoção

Classificação Elite

Classificação Elite

FILME DA PROVA Realizado pelo Luis Andrade.

CLASSE OPEN

CLASSE OPEN

CLASSE 85CC

CLASSE 85CC

PODIU CLASSE 65CC

PODIU CLASSE 65CC

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROVA 8 JULHO

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROVA 8 JULHO

BREVE RESUMO DAS PROVAS

Decorreu no Domingo, dia 8 de Julho, no Crossódromo de Vagos, mais uma prova de Motocross organizada pela Associação da Pista da Floresta. Esta prova contou com a presença de 34 pilotos em classe Open,que reune as motos com 450cc, 250cc e 125cc motores a 4 e dois tempos, 9 pilotos na classe 85 cc e 4 jovens pilotos nas classe de 65 cc. Estiveram presentes vários pilotos provenientes de Espanha, tal como já é hábito na nossa pista. Na classe Open venceu o Campeão Nacional classe Elite, Paulo Alberto em Susuki 450cc, em segundo lugar ficou o Piloto Hugo Basaula agora na Equipa Motogomes também em Susuki mas 250 cc e em terceiro lugar o piloto de Coimbra Diogo Pereira em Susuki 450cc. Na classe 85cc venceu o piloto espanhol e actual campeão do seu país nesta classe, Sérgio Garcia em Susuki 85cc seguido do piloto, também espanhol ,Adrian Gallardo em Susuki 85cc e em último lugar do pódio o nosso bem conhecido Ricardo Freire em KTM 85cc. Na classe 65cc onde correm os mais jovens pilotos venceu o piloto espanhol Nicolas Outero, em segundo lugar e piloto espanhol Carlos Tenrero e em terceiro lugar o piloto de Coimbra Frederico Rocha. As finais foram todas disputadas em duas mangas com o resultado final obtido na soma dos pontos obtidos em cada manga. As provas foram muito diputadas proporcionado ao numeroso público presente uma excelente tarde de corridas.

Classe Open: Nesta classe Paulo Alberto liderou todas as voltas que fez nesta prova. Muito bem preparado fisicamente e habituado a treinar em areia dominou por completo todas as mangas que disputou. Logo na primeira manga de apuramentos tivemos uma desistência por avaria mecanica do piloto Miguel Gaboleiro em Kawasaki quando liderava a sua prova. Ainda nesta manga também desiste Mário Patrão quando era segunda classificado, sendo obrigado a disputar a manga de repescagem. Nas duas mangas finais domínio absoluto de Paulo Alberto, na primeira manga Hugo Basaula ainda tentou acompanhar o ritmo mantendo-se sempre por perto á espera de uma qualquer eventualidade do primeiro classificado. Em terceiro lugar terminou o Diogo Pereira sempre com Mário Patrão por perto e a pressionar do princípio ao fim. Na segunda manga final destaque para a recuperação de Mário Patrão que, após uma ligeira queda na partida, passou em último lugar no final da primeira volta. Daí para a frente foi sempre a recuperar lugares tendo conseguido, já na última volta, o quarto lugar por troca com o piloto Espanhol Oscar Barciela. A experiência é muito importante pois ,com esta troca de posições na última volta, Mário Patrão conquista o quarto lugar final. Destaque para as provas do Ricardo Venâncio em Suzuki 450cc, sexto lugar e Ricardo Laranjeira, Yamaha 250 2t, do Team Rodinhas que fez um brilhante sétimo lugar final. Todos os participantes merecem um comentário final pois a grande maioria são pilotos amadores com poucos treinos, e para eles, fazer duas mangas finais em areia é certamente duro. No entanto, quem os viu ontem a correr na nossa pista, viu excelentes pilotos, excelentes mangas disputadas com calor e desportivismo. Muito bom e muito obrigado pela vossa presença.
Classe 85cc: Ruben Garcia em Suzuki, actual campão espanhol desta classe, veio para vencer. Desta vez com a moto que utiliza na campeonato espanhol não deu qualquer hipótese aos seus adversários. Venceu as duas mangas com autoridade deixando os seus mais directos adversários a grande distência. Na primeira manga Ricardo Freire em Ktm ainda tentou acompanhar mas ainda a recuperar da lesão no pulso e a sua moto não tão bem preparada ditaram a sua classificação final. Em segundo lugar terminou o piloto Adrian Gallardo também em Suzuki que na segunda manga fez um bom arranque passando em primeiro lugar na primeira volta e conseguiu acompanhar o Ruben durante parte da corrida. Anton Costas foi quarto classificado nas duas mangas seguido do Fábio Freire que foi quinto. Renato Silva em TM foi sexto seguido do piloto João Prudêncio em Yamaha. Xurxo Ormeno que desistiu na primeira manga fez sexto na segunda tendo terminado as duas mangas no Oitavo lugar. Destaque para a Claudia Oliveira que fez oitavo lugar na primeira manga tendo desistido na segunda manga por queda.
Classe 65cc: Nos mais jovens pilotos e futuro da modadidade, vitória para o piloto Nicolas Otero que ao vender a segunda manga ficou com a vitória na prova. Em segundo lugar terminou o Carlos Tenrero seguido do piloto de Coimbra Frederico Rocha. Angelo costa que desistiu na segunda manga ficou com o quarto lugar final.
Destaque nas duas classes dos mais jovens para a presença de vários pilotos vindos de Espanha. Quase tantos inscritos espanhois como portugueses diz tudo sobre o actual momento da modalidade em Portugal. Como organizadores nós queremos fazer provas das classes mais baixas. O público gosta e quer ver os mais pequenos a correr. O maior apoio que podemos dar é organizar provas e insistir na sua presença. Os colegas espanhois fazem deslocações consideráveis para vir á nossa pista. A areia é uma grande escola de pilotagem para qualquer piloto.
Da nossa parte procuramos organizar provas com qualidade, a pista está sempre bem preparada e regada para que os pilotos de divirtam e proporcionem o espectaculo que é o Motocross e que o público quer ver. O alinhamento de corridas que fizemos provou ser adequado para que a tarde decorra com tempo e intervalos para que todos, pilotos, público e organização possam confraternizar e passar um dia divertido. É isto que deve ser o Motocross. Competição sim, lutas dentro da pista também, mas o espírito competitivo não se deve sobrepor á relações entre as pessoas. O espetáculo é tudo o que acontece dentro e fora da pista.Pensamos ter conseguido.
Obrigado a todos pilotos, público e elementos que participam na organização, pela vossa presença.


Melhores momentos da nossa prova de 4 de março.

Participantes classe 85cc em alegre convívio.

Participantes classe 85cc em alegre convívio.
A competição não é um fim em si mesma. Estes futuros Campeões proporcionaram a todo o público presente duas mangas de Motocross ao mais alto nível. Destaque Aos primeiros classificados.Ricardo Freire venceu com uma garra e determinação que só podem querer dizer que este ano as vitórias vão surgir naturalmente. Venceu a primeira manga depois de uma recuperação espetacular. Ruben Garcia mostrou porque é Campeão em Espanha. Sempre com um ritmoi muito forte e consistente. Menos exuberante é certo mas sempre muito rápido e seguro. Como o pai Paco Real disse, e eu concordo, precisava de mais moto... O Sergio Prado Garcia mostrou quem é e porque é piloto oficial KTM. Lembramos que treina com esta moto á poucos meses. Mas está lá tudo o que é necessário para um futuro campeão. Com um segundo e terceiro lugar demonstrou já consistência e frieza para fazer pontos nas provas. Agradecemos a presença de todos. Foram duas mangas de Motocross memoráveis.

Podio classe open

Podio classe open
1º Hugo Santos, 2º Daniel Pinto, 3º Ricardo Pazos

Podio Classe 85cc

Podio Classe 85cc
Ricardo Freire, Ruben Garcia e Jorge Prado Garcia

PodiO classe 65cc

PodiO classe 65cc
Nicolas Cabral, Frederico Rocha, Caetano Pombo, Angelo Costa, Bernardo VOTS

ACONTECEU NO CROSSÓDROMO DE VAGOS ESTE DOMINGO...

Ao todo estiveram presentes 67 pilotos distribuidos por 3 classes. Classe MX Open 49 inscritos, classe 85 cc 11 inscritos e os mais novos classe 65cc com 7 inscritos. De destacar a presenção de vários Campeões Nacionais, Espanhois e mesmo Mundial. Hugo Santos e Daniel Pinto em Portugal, Ruben Garcia Campeão Espanhol da classe iniciados e Jorge Prado Garcia Campeão Mundial classe 65cc e piloto oficial da KTM Red Bull.
Na classe Mx Open venceu o Piloto Hugo Santos da equipa Moto Aspra em Honda 450cc, em segundo lugar ficou o piloto Daniel Pinto em Suzuki 250cc e em terceiro lugar ficou o Piloto Espanhol Ricardo Pazos também em Honda 450cc. Esta prova foi dominado pelo ex Campão Nacional da modalidade com relativa facilidade. Demonstrando estar muito bem preparado fisicamente, para o início da campeonato nacional que se aproxima, iniciou a prova num ritmo frenético que mais ninguém conseguiu acompanhar.
Na classe 85 cc assistimos a duas mangas fantásticas com Motocross do melhor que se pode ver. Venceu o piloto nacional Ricardo Freire após intensa luta com os dois pilotos espanhois. Em segundo lugar ficou o Ruben Garcia seguido do piloto da KTM Jorge Prado Garcia. Aos tres pilotos os nossos parabens pelo fantastico espetaculo que nos proporcionaram.
A todos os presentes, pilotos e público o nosso muito obrigado.

Os nossos agradecimentos aos participantes.

Os nossos agradecimentos aos participantes.

Filme da prova de Março 2011

O NOSSO MUITO OBRIGADO


Decorreu no passado Domingo 17 de Julho de 2011 no Crossódromo de Vagos uma prova de Motocross e Quad Cross cuja receita reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Vagos. A associação da Pista da Floresta é uma associação sem fins lucrativos, devidamente registada, tem como objectivo a promoção de eventos desportivos e culturais, relacionado com os desportos motorizados e em particular com o Motocross.

Sendo uma associação sem fins lucrativos é objectivo da Associação ajudar instituições de carácter social ou de interesse local. Nesse sentido entendemos promover uma prova cuja receita revertesse a favor dos Bombeiros Voluntários de Vagos como forma de ajudar nesta fase difícil que todos travessamos.



Os nossos sinceros agradecimentos a todos os que, de alguma forma, contribuíram para que fosse possível a realização deste evento. Às Empresas que ajudaram através de donativos, Á Câmara Municipal de Vagos através do seu apoio com máquinas e forte incentivo às nossas actividades, aos Bombeiros Voluntários de Vagos que desde o início das nossas actividades nos ajudam com a sua presença nas provas, á junta de Freguesia de Santo António de Vagos, aos amigos que ajudaram na preparação da pista e também no dia da prova participando entusiasticamente nas diversas tarefas necessárias á realização dum evento já com esta dimensão.

Resumo das provas

Começamos pela calsse 85cc.

Os mais novos merecem todo o nosso apoio, são eles o futuro da modalidade, e brindam-nos sempre com excelentes provas. Esta não foi excepção. O que dizer daquelas voltas a meio da segunda manga em que o Ricardo Freire eo Ruben Garcia discutiam a 2ª posição... Só visto. Os que estiveram persentes e tiveram o privilégio de ver nunca mais se vão esquecer. Foi fantástico ver estes miudos em luta, com ultrapassagens constantes mas mantendo sempre, diria que no limite..., o calor da disputa sem perder o desportivismo. Repito, fica para a História.

O vencedor no conjunto das duas mangas foi o piloto Espanhol Ruben Garcia, agora em Suzuki, que demonstrou uma excelente evolução desde a última vez que nos visitou. Na primeira manga o Jorge Maricato ainda tentou acompanhar mas a sua moto revelou não estar nas melhores condições tendo optado, com inteligência e demonstrando ja maturidade, baixar o ritmo e terminar a manga no 4º lugar. Destaque também para a prova do Ricardo Freire que foi talvez o piloto mais rápido em pista mas faltou consitência, com diversas quedas e fantásticas recuperações que não lhe permitiram ir além do 3º lugar final. Na segunda manga o Jorge Maricato, agora sim já com uma moto ao seu nível, simplesmente foi para a frente e não deu hipóteses a ninguém. No início da manga o Sergio Garcia arrancou muito bem liderando a primeira volta no entanto á segunda passagem pela meta já o Jorge liderava e com confortável avanço. Parabéns a todos pelo excelente espetáculo que nos proporcionaram.

Quad Cross

Nas moto 4 o João Vale deu espetáculo e não teve adversários á sua altura. Na primeira manga o Firmino Salazar ainda deu alguma luta, tentando acompanhar o seu ritmo, mas, por ventura, a dureza da prova fez das suas e no final acabou por baixar ao 3º lugar. O piloto Ricardo Duarte sempre num ritmo certo acabou por ultrapassar o Firmino tendo terminado em 2º lugar nesta manga. Na 2ª manga o João Vale foi para a frente desde o arranque ,sempre num ritmo forte, não dando qualquer hipótese aos seus adversários. Nas posições seguintes os pilotos Ricardo Duarte e Firmino Salazar trocaram de posições em relação á 1ª manga. Destaque para o jovem pilloto Henrique Alves que deixou todos pasmados com a sua conduções e desempenho. Deu espetáculo tendo arrancado muito bem nas duas mangas. Havia pessoas algo incrédulas quando viam uma moto 4 com alguém muito pequeno lá em cima... foi sempre muito aplaudido e incentivado por todos os presentes.

Obrigado pelo espetáculo o público adorou.

MX Open

Nesta classe tivemos o privilégio de assistir a uma luta de duas gerações. Vantagem óbvia para o Piloto Luis Ferreira em Husqvarna que desde os treinos disse ao que vinha. Com uma condução muito segura e rapidez qb dominou do príncipio ao fim esta prova. No entanto, talvez não esperasse na final ver os “miúdos” a mostrar o futuro próximo...Pois é, pela primeira vez na nossa na nossa pista pudemos ver em prova aqueles que muito provavelmente, escrevam isto para mais tarde recordar, serão os futuros campeões do Motocross Nacional. Ver o Fábio Maricato em Suzuki 450cc(??) e o Ruben Luís em Kawasaki 250 a discutir o pódio na nossa pista foi fantástico, terminaram em 2º e terceiro repectivamente. De destacar também o piloto Pedro Castanheira, sempre rapido na nossa, pista e que a duas voltas do fim surpreendeu o Diogo Pereira que não estava nas melhores condições físicas. Quanto ao piloto da casa Rui Gonçalves, 157 em Honda 250 terminou em sexto, lugar em que andou durante quase toda a manga final tendo ainda tentado discutir o quintao lugar com o Diogo mas uma queda já quase no fim selou definitivamente a sua posição final.

Obrigado a todos pelo espetáculo proporcionado. Até á próxima.

PODIO 85 CC

PODIO  85 CC

PODIO MOTO 4

PODIO MOTO 4

PODIO MX OPEN

PODIO MX OPEN

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROVA 17 JULHO 2011

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROVA 17 JULHO 2011

Podio Classe Open

Podio Classe Open

TROFÉU BAIXO VOUGA 2010

Terminou no passado Domingo dia 14 de Novembro em São João de Loure o 1º Troféu Regional de Motocross Baixo Vouga 2010.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os que, de alguma forma, participaram na organização que tornou possível este Troféu. Em especial os nossos agradecimentos ás associações: Pista da Floresta de Vagos, Crecus de São João de Loure e Casa do Povo de Alquerubim bem como a Empresa Crosspro que se associou ao projecto desde o seu início.

Na verdade o Troféu Baixo Vouga nasceu de uma ideia simples:

Promover a prática do Motocross ao nível amador incentivando assim a participação de pilotos que dificilmente participam em provas de carácter oficial. Promover a prática deste desporto em ambiente competitivo, mas não profissional. Melhorar os aspectos organizativos das próprias associações proporcionado assim um espectáculo de qualidade a custos controlados.

Na verdade, a grande maioria dos praticantes deste desporto não participam em provas oficiais. Seja por opção própria, por falta de apoios ou, na grande maioria dos casos, por questões económicas, a verdade é que não participam. Dados os elevados custos actuais envolvidos, tanto para pilotos como para organizadores, a situação tende a torna-se cada vez mais difícil. Temos assim uma pirâmide invertida, ou seja, temos todo o investimento direccionado para um conjunto muito restrito de pilotos e organizações. Por outro lado, temos a grande maioria de praticantes, dos quais sai o grosso do negócio envolvido, a praticar este desporto de uma forma perfeitamente aleatória.

Por todo este País se organizam provas de Motocross onde participam centenas de pilotos. Muitas destas provas são organizadas em condições precárias colocando muitas vezes em risco tantos pilotos como público para além do espectáculo em si. Desta forma perde o próprio desporto pois cai em descrédito. Independentemente da boa vontade e espírito voluntario dos organizadores a verdade é que é necessário dar um salto qualitativo.

No nosso caso também foi esse um dos objectivos. Estas associações já tinham experiência na organização de provas de Motocross. Então, em vez de andarmos todos, cada um por si, a tentar fazer o seu melhor, na maioria das vezes lutando contra tudo e contra todos, tentando fazer o impossível, então dizia eu, porque não unir esforços e, em conjunto, fazer o mesmo que já faziam só que de uma forma mais organizada e com objectivos comuns?

Pelo menos tentamos. Se o conseguimos ou não, terão de ser os participantes a dizê-lo. Fico com uma grande satisfação. O núcleo de pessoas que organizou este troféu não se conhecia pessoalmente há apenas um ano atrás… Tinha-mos todos a mesma paixão. Pelos vistos é suficiente. Conseguimos partilhando ideias, trabalhando em conjunto e com objectivos comuns.

Crescemos como pessoas e alargamos a nossa base de amigos. Só por isto já foi um sucesso.

CLASSIFICAÇÃO FINAL TROFÉU BAIXO VOUGA 2010

CLASSIFICAÇÃO FINAL TROFÉU BAIXO VOUGA 2010

QUEM SOMOS

Minha foto
VAGOS, Portugal
Em 2007 um grupo de amigos decide criar um local onde pudessem praticar motocross com todas as condições de segurança, espaço, sem vizinhos, mas ao mesmo tempo suficientemente próximo para que todos os que gostam deste desporto pudessem ver. A oportunidade de realizar este sonho surge neste local com 20 000m2 iniciais. Inicia-se a construção da pista com financiamento próprio através de quotas dos sócios, receita do bar e obviamente com algumas ajudas de amigos. Esta nova pista para a pratica de Motocross situa-se em Vagos , terra com grande tradição neste desporto. Pista em areia com 6 mt de largura, 800m de comprimento e saltos em terra para maior segurança. Aberta todos os fins de semana e feriados. Podem utilizar a pista os sócios inscritos no clube mas também todos os que o pretendam fazer mediante um contacto prévio e o pagamento de um valor definido por moto e por dia. Actualmente o espaço está a ser alargado para mais de 40 000m2 de terreno onde vamos iniciar a construção de uma segunda pista, ligada a esta mas com maior comprimento que poderá funcionar em conjunto ou separada com a actualmente existente.

Associação Pista da Floresta: Receitas de evento de motocross rendem 1.500 euros para bombeiros

Associação Pista da Floresta: Receitas de evento de motocross rendem 1.500 euros para bombeiros